Novembro Azul – Mais um ano para lutar contra tabus

Novembro Azul - Mais um ano para lutar contra tabus

Relacionar cores a meses, talvez, ainda não tenha se tornado popular na sociedade, mas lá se foi mais um ano de novembro azul. 

De qualquer forma, meses coloridos despertam curiosidade sobre seus significados e isso já é um belo começo.

Se outubro é rosa e passa o recado para as mulheres, o novembro azul é a vez dos homens. E se a saúde das moças é tão importante, por que ignorar o cuidado à saúde masculina?!

O penúltimo mês do ano é dedicado ao combate ao câncer de próstata, que causa quase 30% das mortes entre os homens. A alta porcentagem assusta e, muitas vezes, pode estar relacionada a um tabu que cobra um preço alto demais. 

Tudo isso porque o exame de toque retal é o principal meio para diagnóstico precoce e também motivo para constrangimento e vergonha para os pacientes.

Que nada. O que é um toque perto da dor e sofrimento causados por um câncer que poderia ser precocemente diagnosticado e tratado? Basicamente, o exame de toque retal dura, em média, um minuto, é realizado no próprio consultório médico pelo urologista e se resume a um toque do dedo indicador no ânus do paciente para que a próstata seja examinada. 

Em apenas um minuto, o profissional percebe a presença ou não de nódulos que podem indicar tumores, após a realização de biópsias.

Em geral, o exame de toque é recomendado para pacientes a partir dos 50 anos e deve ser realizado anualmente. Caso haja casos na família, a idade indicada para o exame cai para os 45 anos. 

Câncer de próstata - o que fazer?

Exame de rotina. Nódulo. Biópsia. Resultado positivo para o câncer de próstata. Calma.

Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, esse tipo é o segundo mais comum em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, e é considerado um câncer mais comum na terceira idade, já que mais de 75% dos casos ocorrem na faixa dos 65 anos. 

À medida que campanhas como o Novembro Azul conscientizam o cuidado à saúde masculina, as taxas de avanço da doença diminuem, além de seu desenvolvimento, em geral, ser lento – a grande maioria leva em torno de 15 anos para o crescimento de 1cm do tumor, o que é positivo e não altera a qualidade de vida ou saúde do homem.

Além da idade e casos na família, o excesso de gordura corporal pode aumentar o risco de câncer de próstata avançado, portanto, um estilo de vida saudável e com bons hábitos tende a manter a próstata também saudável. 

Sem vergonha, mantenha seus exames em dia!

Bater nessa tecla nunca será exagero! Enquanto houver vida, haverá motivos para cuidá-la e preservá-la. 

Então, aqui vai nosso recado para todo e qualquer homem: cuide-se! Não espere doenças, não espere resultados ruins, não espere por um câncer de próstata ou qualquer outro: cuide-se!

Corra no parque aos finais de semana, caminhe entre um compromisso e outro, suba escadas, alimente-se bem e com consciência. 


A idade chega e cobra, mas os cuidados de uma vida toda podem minimizar riscos e manter tudo em cima.

Realize exames de rotina e aconselhe amigos e parentes a fazerem o mesmo: a gente jura, não dói!

0