#NovembroAzul na ISA

#NovembroAzul na ISA

Associar meses para conscientizar pessoas sobre o cuidado à saúde tem sido uma prática cada vez mais utilizada não só por órgãos oficiais e centros hospitalares, mas também na publicidade. 

Por um motivo ou pelo outro, o que não podemos negar é que a causa é nobre. Pensando no mês atual, o Novembro Azul, temos como objetivo a conscientização da população e luta pelo combate ao câncer de próstata, o segundo câncer mais comum em homens. 

Como um dos principais exames preventivos, o exame de toque retal ainda é motivo de preconceito e, muitas vezes, ignorado pelos homens. 

Dados de 2020 do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica (IUCR), revelam que 70% dos homens não costumam ir ao urologista, como uma tentativa de escapar do exame, muitas vezes. 

O que as pessoas não sabem é que o exame de toque retal não é uma regra para todos os homens, e sim a exceção para aqueles que apresentam sintomas. 

Ou seja, o ideal é que, em consulta médica, paciente e profissional discutam e cheguem à conclusão se é necessário ou não realizar o toque. 

De forma geral, o exame dura cerca de 10 segundos e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é considerado um câncer da terceira idade, já que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. 

Entre os itens que aumentam o risco, além da idade, estão: excesso de gordura corporal, exposição a certas químicas e fatores genéticos. 

Se você é ou conhece um homem que tem sintomas como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou noite e/ou sangue na urina é importante indicar uma consulta médica. 

Até 30 de novembro, a ISA oferece exames com 20% de desconto no Pacote Novembro Azul: Hemograma, Glicemia, PSA Livre, PSA Total, Colesterol total, HDL, LDL, VLDL e Triglicérides. 

Saiba mais e agende agora para realizá-los em casa: isalab.com.br 

 

0