logo

Planejando sua próxima viagem nacional ou internacional? Atenção às vacinas!

3 min de leitura - 15/06/2023

Arrumar as malas, planejar o roteiro, reservar hotéis e voos - sabemos que a preparação para uma viagem é repleta de pequenos detalhes que podem passar despercebidos. No entanto, um desses detalhes, vital para o sucesso da sua viagem, é a vacinação. Já imaginou ter que cancelar seu voo de última hora porque esqueceu de tomar a vacina da febre amarela ou não conseguiu obter o certificado internacional de vacinação a tempo? Se você já está com o mapa na mão e a mente repleta de planos para a sua próxima aventura, seja ela nacional ou internacional, vamos fazer uma pausa e refletir sobre as vacinas mais exigidas e recomendadas para viajantes. São elas:

- Vacina contra a febre amarela: Exigida por muitos países da África, América Central e do Sul. Após receber a vacina, o viajante pode obter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), documento que pode ser solicitado na entrada desses destinos. Para viagens dentro do Brasil, a imunização é recomendada apenas para aqueles que planejam visitar as regiões Norte e Centro-Oeste.

- Vacina contra a febre tifóide: Recomendada para viajantes que visitam áreas de alto risco, especialmente em situações onde as condições sanitárias e higiênicas podem ser inadequadas. A doença é endêmica em países como Índia, Sudoeste Asiático, África e América do Sul, incluindo algumas áreas isoladas do Brasil.

- Vacina contra a poliomielite: A orientação do Ministério da Saúde é que os brasileiros que tenham como destino regiões onde a doença é endêmica ou em que há surto, como algumas partes da África e do Oriente Médio, se vacinem antes de viajarem.

- Vacina contra a meningite: É recomendada para viajantes que visitam regiões do "cinturão da meningite" na África Subsaariana, além da Arábia Saudita, principalmente para aqueles que planejam fazer a peregrinação em Meca e Medina.

- Vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral): Embora muitos países não exigem especificamente esta vacina, ela é altamente recomendável para todos os viajantes, devido ao ressurgimento do sarampo em diversas partes do mundo.

- Vacina contra Hepatite A e B: Embora normalmente não seja uma exigência para a entrada, a vacinação contra hepatite A e B é recomendada para viajantes que visitam áreas de alto risco, que incluem grande parte da Ásia, África, América do Sul e Leste Europeu.

- Vacina contra a raiva: Em geral, a vacina contra a raiva não é uma exigência para entrada, mas pode ser recomendada para viajantes que planejam passar muito tempo ao ar livre, especialmente em áreas rurais, onde o risco de exposição a animais raivosos pode ser maior.

- Vacina contra a gripe: O vírus da gripe ainda é um dos mais fáceis de contrair em uma viagem internacional, principalmente em algumas épocas específicas do ano.

- Vacina contra a COVID-19: Apesar dessa vacina não ser mais obrigatória para entrar na maioria dos destinos internacionais, é extremamente importante que todas as suas doses estejam em dia (incluindo as de reforço).

As recomendações podem mudar dependendo da situação epidemiológica do país e da região a ser visitada. Sempre que necessário, consulte a sua agência de viagens, seu médico e os canais oficiais dos órgãos de saúde dos países e estados brasileiros que pretende visitar.

A vacinação é um aspecto crucial do planejamento de viagens que, infelizmente, é frequentemente esquecido. Lembre-se, ao planejar sua próxima viagem, coloque a vacinação no topo da sua lista de tarefas. Dessa forma, você poderá aproveitar sua viagem com a tranquilidade de saber que tomou todas as medidas para proteger sua saúde.

Compartilhe nas redes sociais

Artigos recentes

Combate à endometriose: diagnóstico precoce é aliado contra essa doença silenciosaPrevenção à prematuridade: quais os riscos e como prevenirNovembro Azul: Importância do cuidado com a saúde do homemPor que considerar a rede particular para proteger seu filho?Planejando sua próxima viagem nacional ou internacional? Atenção às vacinas!

Categorias

Vacinas para viagens

Assine nossa newsletter para receber todas novidades

Nome

Email

Todos os artigos