logo

Combate à endometriose: diagnóstico precoce é aliado contra essa doença silenciosa

2 min de leitura - 07/03/2023

Todos os anos, segundo o Ministério da Saúde, uma em cada dez pessoas com útero no Brasil sofre com sintomas da Endometriose - e, pior, desconhecem a existência dessa enfermidade. No mundo todo, são 200 milhões lidando com a dor desencadeada pela doença (Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro).

Trata-se de uma doença inflamatória e sistêmica, de longo prazo, que leva ao crescimento, em outras partes do corpo, de tecido semelhante ao que reveste o útero (endométrio).

Sintomas da endometriose: Normalmente, essa anomalia é percebida na cavidade pélvica (no ovário e trompas de falópio, por exemplo), e até fora dela, como no intestino. Dessa forma, as células que integram esse tecido crescem durante o ciclo menstrual (assim como as do útero), fazendo um movimento de acumular-se e desintegrar-se sangrando.

Ou seja, esse sangue fica retido nas áreas afetadas, gerando incômodos significativos. Isso explica os sintomas mais característicos da endometriose: dor pélvica crônica, dores ao urinar e/ou durante a relação sexual, que pode inclusive levar à infertilidade. Essa condição de longo prazo afeta demais a qualidade de vida de pessoas com útero em qualquer idade, especialmente, entre 25-40 anos (um período que é comum o planejamento da gestação).

3 exames preventivos para diagnóstico da endometriose: Tão importante quanto saber disso tudo é estar com exames preventivos em dia - afinal de contas, eles poderão ajudar a diagnosticar a doença que tem causa desconhecida, mas ajudar a acelerar o tratamento, o que tem impacto direto na qualidade de vida.

Esses são os mais indicados:

1° Exame de sangue CA 125

2° USG Transvaginal

3° Ressonância Magnética

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com mulheres que você ama! Não deixe o cuidado para depois! Conte com a ISA! #CHAMAAISA

Compartilhe nas redes sociais

Artigos recentes

Combate à endometriose: diagnóstico precoce é aliado contra essa doença silenciosaPrevenção à prematuridade: quais os riscos e como prevenirNovembro Azul: Importância do cuidado com a saúde do homemPor que considerar a rede particular para proteger seu filho?Planejando sua próxima viagem nacional ou internacional? Atenção às vacinas!

Categorias

Saúde feminina

Assine nossa newsletter para receber todas novidades

Nome

Email

Todos os artigos